6 found
Order:
See also
Pedro Bravo
University of São Paulo
  1.  9
    Freud e a ética do fragmento.Pedro Fernandez de Souza - 2023 - Griot 23 (3):131-146.
    O tema do fragmento e do que é fragmentário perpassa a obra de Freud: pedaços de memórias, vestígios do passado, retalhos de textos são alguns dos elementos que figuram em sua prática empírica e em seu afazer teórico. Não somente o passado reaparece, no presente, por meio de fragmentos, mas também a verdade ou o significado (de um sonho, de um sintoma) pode emergir, na atividade interpretativa e terapêutica, em estado fragmentário. Neste texto, buscamos compreender o papel do fragmento dentro (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Freud e (a ausência de) Pandora.Pedro Fernandez de Souza - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e-03223.
    A teoria freudiana da feminilidade é objeto de vários estudos. Tencionamos trazer uma contribuição a esse debate, mas, em vez de abordarmos os textos em que a mulher aparece explicitamente sob a pena freudiana, cuidamos de ler um texto específico de Freud em que ela não aparece, mas deveria aparecer. Trata-se do texto Zur Gewinnung des Feuers, de 1932, em que o pai da psicanálise interpreta o mito de Prometeu. O fato é que, em Hesíodo, a figura da primeira mulher (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Notas Sobre Alguns Dos Limites Do Ensino da Filosofia e Suas Condições de Possibilidade.Rodrigo Pelloso Gelamo, Pedro Bravo de Souza & Aline Oliveira - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:487-505.
    NOTAS SOBRE ALGUNS DOS LIMITES DO ENSINO DA FILOSOFIA E SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Kant crítico da analogia técnica cartesiana.Giovanni Sarto & Pedro Nagem de Souza - 2022 - Kant E-Prints 17 (1):101-118.
    Objetiva-se mostrar que a filosofia crítica comporta uma refutação integral da analogia técnica operada por Descartes. Para tanto, após apresentar a pertinência do tema da analogia em relação aos movimentos gerais da _Crítica_, utilizamo-la para interpretar o debate moderno acerca da razão dos animais. Posteriormente, acompanhamos a consolidação da noção kantiana da analogia a partir dos cursos de _Lógica _e centramo-nos, em seguida, na _Crítica da Faculdade de Julgar Teleológica_, a qual abriga uma reelaboração do conceito de arte, bem como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Freud sobre a enunciação.Tzvetan Todorov & Pedro Fernandez de Souza - 2022 - Discurso 52 (1):16-26.
    Eu me proponho resumir aqui, para o uso daqueles que estudam a linguagem, algumas observações de Freud, dispersas em diversos escritos, e consagradas aos problemas da enunciação (termo do qual Freud não se serve).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Resenha: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. | Book review: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. [REVIEW]Pedro Nagem de Souza - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O Volume Filosofia como modo de vida – Ensaios Escolhidos, organizado por Federico Testa e Marta Faustino, é um compêndio acadêmico com uma seleção de treze ensaios sobre o tema-título. Sua proposta principal é de apresentar ao mundo lusófono uma visão panorâmica do debate acadêmico, feito majoritariamente em língua inglesa, centralizado no tema hadotiano-foucaultiano da “filosofia como modo de vida”. Ou ainda, nos termos dos próprios organizadores, uma “cartografia do debate” (Pg. 44), muito bem-vinda no contexto brasileiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark